top of page

Conheça o Boletim da Sala de Leitura 

Orosimbo Maia

WhatsApp Image 2020-03-26 at 11.34.04 (1

Em época de crise, devido o COVID-19, apresentamos um exemplo de Boa Prática.

Carlos Lencastre

Responsáveis pelo projeto:

Prof. Ronaldo Codolo

Profª Christiane Aparecida de Camargo Garrido

Profª Maria Conceição Cyrino Bianco

Tema:  Ações Inovadoras da Comissão Pró-Grêmio

Comissão Pró-Grêmio, formada pelos alunos; Eduardo Henrique Alves dos Santos, Barbara Nogueira da Silva, Maíra Abrile de Paiva, Lucas Coimbra Silva e Maria Eduarda da Silva Costa.

 

Justificativa: O Grêmio Estudantil Lencastre representa o interesse dos estudantes e tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. Em sua formação, no ano de 2016, vem fortalecer as possibilidades de ações defendendo os direitos e interesses dos alunos, vivenciando a ética e cidadania na prática oportunizando inovação no processo eleitoral.

 

Objetivo: Contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades e programações da escola, bem como construção de suas ideias e opiniões para desenvolvimento pleno da cidadania e convívio social.

 

Metodologia:

- Introdução de inovação, pela Comissão Pró-Grêmio, sob orientação do Prof. Ronaldo Codolo, Profª Christiane Aparecida de Camargo Garrido e Profª Maria Conceição Cyrino Bianco, juntamente ao trabalho de protagonismo dos alunos que fazem parte da comissão (Beatriz de Sá Oliveira e Daniel da Silva Ribeiro).

- A comissão Pró-Grêmio, formada pelos alunos da escola, desenvolveu um trabalho de conscientização sobre o conceito e importância da formação do grêmio na escola, bem como da campanha eleitoral das chapas existentes, através da construção de um canal no Youtube e página no Facebook.  Essa comissão fez a divulgação de todo esse processo com os alunos da escola, informando, conscientizando e divulgando.

- Elaboração de ações para possibilitar melhorias quanto ao processo de eleição do Grêmio Estudantil Lencastre facilitando a escolha da chapa, com método eletrônico mais rápido, através de cabines e urnas eleitorais utilizando computadores, a fim de agilizar a apuração dos votos.

- Preparação da sala de votação, com disposição das cabinas e urnas em pontos estratégicos constando uma lista para assinatura e dois alunos da comissão Pró-Grêmio monitorando a entrada e saída dos demais alunos durante a votação.

- Durante o processo de votação, outros alunos da comissão, ficaram responsáveis pela logística e orientação de todas as classes.

- Após a votação, na contagem de votos, dispuseram diante das urnas, os  representantes das chapas concorrentes, dois de cada chapa, representantes da comissão pró-grêmio e professores orientadores para a verificação e computação dos votos apurados.

- Recursos e materiais utilizados: diversidade de papeis, canetas hidrográficas, cola, tesoura, computadores, aparelhos eletrônicos, acessórios para aparelhos eletrônicos, máquina fotográfica, sala de informática e sala disponível para votação.

bottom of page